22º Mês do Sável e da Lampreia na Barquinha

12744360_1

Em Vila Nova da Barquinha, o Festival do Sável e da Lampreia vai decorrer de 27 de fevereiro e 27 de março em seis restaurantes aderentes. A apresentação oficial desta 22ª edição da mostra gastronómica aconteceu na passada quinta-feira à tarde, no Centro Cultural de VN da Barquinha.

Fernando Freire, presidente da CM de Vila Nova da Barquinha, salientou que esta mostra aproveita “os recursos endógenos dos rios, dos nossos territórios” e “é um convite a virem à mesa provar o sável e a lampreia, dois peixes migratórios que nesta altura, devido ao elevado caudal de água, sobem o rio e que os pescadores capturam para nos servirem de iguaria num manjar divinal”.

No entanto, o autarca reconheceu que estes pratos típicos, como açorda de sável e arroz de lampreia, têm caraterísticas muito próprias, e no que toca ao ciclóstomo “ou se ama, ou se odeia”.

Durante a mostra, as pessoas que consumirem nos restaurantes aderentes poderão ganhar bilhetes para passeios de barco ao Castelo de Almourol (1 bilhete por dose, sendo a promoção válida apenas ao fim de semana). Podem também usufruir deste ícone classificado como Património Mundial de Origem Portuguesa e dos conteúdos museológicos disponíveis para os turistas no interior da Torre de Menagem do castelo.

A XXII edição do Mês do Sável e da Lampreia vai contar com a participação dos restaurantes locais: Stop (Atalaia), Almourol (Tancos), Ribeirinho (VN Barquinha), Tasquinha da Adélia (VN Barquinha), Soltejo (VN Barquinha), e Chico, este último em Praia do Ribatejo.

Fonte: antenalivre.pt