Pontos de Interesse

A não perder

banner_barquinha

O Restaurante Stop encontra-se rodeado de pontos de interesse turísticos de extrema importância a nível histórico e cultural do país. Venha conhecer melhor a região visitando alguns destes pontos e aproveite para passar pelo nosso restaurante e provar a gastronomia local.

Ficam aqui algumas sugestões:

Castelo de Almourol 
É um Castelo de Sonho. Fortaleza reconstruída por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, em 1171, é o Ex-libris do Concelho de Vila Nova da Barquinha. Cercado pelas águas do rio Tejo, destaca-se num maciço granítico de uma ilhota do Tejo, entre Vila Nova da Barquinha e a freguesia da Praia do Ribatejo. A singular localização do Castelo torna-o um dos mais bonitos monumentos do país, tendo sido considerado Monumento Nacional em 1910.

.

Igreja Matriz de Atalaia 
Um dos mais belos exemplares da arquitectura renascentista em Portugal, possui no seu interior azulejos de grande efeito artístico do século XVII e um tesouro de arte sacra representado pelo cálice do Século XVI, em prata dourada. Este edifício do século XVI é considerado Monumento Nacional desde 1926, sendo um local que vale a pena visitar.

.

Barquinha Parque – escultura contemporânea
Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Xana e Zulmiro de Carvalho. Pela primeira vez em Portugal, um espaço com o melhor da escultura contemporânea portuguesa, cobrindo autores e obras cujo trabalho se desenvolveu da década de 60 até à actualidade. As obras podem ser vistas nos sete hectares do Barquinha Parque, Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2007.

.

Castelo e Convento da Ordem de Cristo – Tomar
Conjunto magnífico de arte e arquitectura dos séculos XII a XVI, é o principal monumento da cidade de Tomar e um dos mais importantes em Portugal. Foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1983. Foi sede da Ordem dos Templários de Portugal e posteriormente da ordem sucessora, a Ordem de Cristo.

.

Parque Verde do Bonito – Entroncamento
Localizado na zona norte do concelho, o Parque Verde do Bonito é a maior zona verde do Entroncamento. É constituído por uma albufeira e um vasto espaço verde. Após a sua requalificação em maio 2013, tornou-se por excelência o ex-líbris do recreio e do lazer do concelho.
É o local ideal para desfrutar de diversas actividades ao ar livre, como passeios pedestres e de bicicleta. Na albufeira desenvolvem-se actividades de pesca desportiva e de canoagem.

.

Museu Casa-Estúdio Carlos Relvas – Golegã
Conhecido como “O Templo da Fotografia do séc.XIX”, este edifício com características únicas no mundo, é um atelier fotográfico edificado entre 1871 e 1875. Fruto do espírito criativo de Carlos Relvas este edifício foi concebido com o intuito específico de celebrar e desenvolver a atividade fotográfica. A arquitetura é marcada por linhas características dos revivalismos que marcaram a época, como o neo-romântico, o neo-gótico e o neo-mourisco.

.

Albufeira de Castelo de Bode
Este lago artificial estende-se desde os arredores da cidade de Tomar até Ferreira do Zêzere, Vila de Rei e Cernache de Bonjardim (Sertã) proporcionando paisagens deslumbrantes de floresta e serra. Com mais de 60 km é uma das maiores bacias hidrográficas do país. Criada no curso do Rio Zêzere (…), assume tripla função: de espaço de lazer, fornecimento de água e produção de energia eléctrica.

.

Constância, Vila Poema
Nasce no verdejante encontro do rio Tejo com o rio Zêzere. Chamada de “Vila Poema”, por causa da ligação a vários poetas, entre os quais Luís Camões. D. Maria II atribuíu-lhe o nome de Constância em 1836, pela “constância” que os seus habitantes demonstraram no apoio à causa liberal. Terra intimamente ligada aos rios que a abraçam, hoje vive essencialmente do aproveitamento turístico das suas belas paisagens, (…) e da tranquilidade das águas que passam aos seus pés.
Todos os anos, no fim de semana da Páscoa celebra-se a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, com as suas ruas floridas pelos habitantes e as embarcações “engaladas” a colorir o rio; festa associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital.

.

 

 

 

.
.
.

parque-bonito

.

casa-museu

 .

.

castelo-bode

 .

.

constancia

Fonte:
http://www.cm-vnbarquinha.pt/pt/conteudos/Turismo/Locais+de+interesse/
http://www.youtube.com/user/TTTsite
http://www.cm-tomar.pt/Turismo
http://www.cm-entroncamento.pt/pt/conteudos/concelho/
http://www.turismolisboavaledotejo.pt/pt/informacao-turistica/
http://www.cm-constancia.pt/pt/conteudos/AcaoMunicipal/Turismo